quinta-feira, 28 de junho de 2012

Conto (e ponto!)


A mulher tem duas fases perpétuas e que se repelem: racionais ou apaixonadas. Porém, graças a Deus, transitórias.

Mulher que só se dedica à praticidade da vida se torna inábil sentimentalmente. Não cria anticorpos para as mazelas do amor e desmorona na primeira exposição ao vírus H (é, “H” de homem, mesmo). Digo, porque conheço empiricamente o que estou dizendo: mulher que não sabe nunca abrir mão do controle das situações não curte tudo por completo. Não estou entregando o calcanhar de Aquiles da classe, apenas alertando (até a mim mesma) sobre o quanto querer o domínio de tudo em volta, afasta as oportunidades de se perder nas coisas boas da vida. O que, nesses casos, não é fraqueza (repita isso mil vezes, como um mantra. Vai que seu subconsciente absorve?).

Mulher que se apaixona até pelo cara que a deixou passar na frente na fila da cerveja é tão afetada quanto o exemplo acima. Há romantismo em nossa essência (em níveis que variam de 0,000000001 a 1000000000), mas também deve haver coerência, autoestima e, um ponto chave, bom senso. Aí, recorrerei a pieguices “orkutianas” (esse ambiente ainda existe?) para me fundamentar, “o segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você” (Abro um parêntese: o texto é lindo. Pelo menos, era. Até ser impregnado pelo ranço da Internet, recebido 5.645.784.536 alterações em seu conteúdo e 34.905.689 autorias diferentes. A propósito, alguém sabe de verdade quem foi o seu célebre autor?).

Aí, um dia, a mocinha sonhadora sofre uma decepção amorosa (não será a última! Tá bem! Vou me conter...) e resolve usar uma armadura dos Cavaleiros do Zodíaco e nunca mais ir à guerra. Ou então, a "She-Ra” um dia decide abandonar sua espada, a “honra de GraySkull” e se entregar de amores ao capitão do reino. Bem, geralmente, essas duas fases são cíclicas. Nenhuma de nós suportaria viver fadada somente a uma dessas ideologias. #ficaadica

6 comentários:

  1. Acho que Cecília Meirelles tinha este pensamento quando escreveu o texto "ou isto ou aquilo"... Temos que tomar decisões o dia inteiro, o tempo todo...
    E no coração/razão não é diferente. Não sei se sou forte ou se sou fraca, não sei se devemos ser forte ou fracas. Só sei que, no fundo, queremos mesmo é saber amar, e amar... independente de armaduras ou delicadezas... #ficaadica

    Bjosss Lalaiii!!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, amiga! Somos todas fortemente delicadas! Rs.

      Beijo, Ji! (:

      Excluir
  2. Vírus "H", muito bom!!rsrsr
    Conflitos de pensamentos, abalos hormonais... Reflexões e livros de alto-ajuda... Ainda tem tudo issooo!! Lays, vcs mulheres são o que há de mais poderoso na jornada de um (vírus) Homem...
    Forte abraço
    Fabrízio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que não sou feminista, mas amei seu comentário: "mulheres são o que há de mais poderoso na jornada de um (vírus) Homem".

      Obrigada, Fabrízio!

      Excluir
  3. Meus amigos dizem que costumo de apaixonar facilmente e que o ruim disso é que eu me desapaixono tão facilmente quando me apaixono. Geralmente, nessas horas que eu digo que sou apaixonada pela vida e não tenho culpa!
    Ótimo texto :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente sempre regenera... Rs.
      Não conseguiríamos por muito tempo se fosse de outra forma, Sarah. Obrigada pela interação (:

      Excluir