terça-feira, 26 de junho de 2012

Tão leve...


Quero tratar de uma característica humana que pode atingir de oito a 80 em suas implicações: a sutileza. Não sou sinestésica, mas sempre que escuto essa palavra imagino a cor marrom (antes de virar o hit das maquiagens de inverno), quase não considerada entre as outras, mas extremamente destacável.

O sutil é definido como algo leve, hábil, imperceptível. Mas, a meu ver, esse não é único enquadramento. O que é feito sutilmente pode se fazer lento e paralisante (to tentando me manter imparcial, mas sou imediatista e impulsiva demais para isso). Há momentos em que devemos nos reger com a delicadeza de uma borboleta, em que ser explícito só afasta os objetivos. Em outros, porém, o caminho exige vigor da marcha de um elefante. Firmeza, meu povo!

E, especificamente nessa análise, a sutileza gera cumplicidade. Adoro trocas sucintas de olhares, desses onde dois seres estão dividindo secretamente, no meio da multidão, toda a excitação do “você sabe no que eu estou pensando”, ou “a gente sabe que não foi bem assim”, ou “é meu/minha antes mesmo de me pertencer”. É o estopim (mesmo em tons pastéis) daquilo que fará toda a diferença.

Porém, quando se espera um detalhe a mais, e a dita característica o engessa, nada é mais enlouquecedor que o sutil. Tudo pode ser só impressão, só um detalhe mal interpretado, só uma projeção do que você espera. Resultado? Burocracia e atraso.

As coisas não precisam ser imediatas, tudo que o tempo aprimora é melhor. Mas, lembra a marcha do elefante? Pois é, não é tão veloz, só que causa forte impacto. #ficaadica

4 comentários:

  1. A sutileza do olhar... Em determinados lugares e em determinados momentos, nos fazem questionamentos inerentes ao ego e em muitos desses a autoestima se vai...
    Tenho gostado muito dos seus textos viuu!?
    Valeu a dica.
    Abraços

    Fabrízio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, soluções só são alcançadas por questionamentos. Até mesmo pelos os mais sutis. (Fica a dica de novo! Rs.)

      Obrigada, Fabrízio. E volte sempre, viu? Rs. (:

      Excluir
  2. Oh amiga... Obrigada por se inspirar em mim ao escrever... Sou a sutileza em pessoa.. rsrs..

    Bjo Lalaii ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkk (Morri de rir!)
      Sutileza te define! SEM-PRE! (:

      Excluir